Santos e Waze firmam parceria para garantir alertas mais rápidos sobre bloqueios de trânsito; entenda
06/09/2025
(Foto: Reprodução) Parceria entre Waze e CET-Santos promete melhorar fluidez no trânsito local
Edson Leguth e Reprodução
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou uma parceria entre a Companhia de Tráfego da cidade (CET-Santos) e o aplicativo Waze para gerar novos alertas aos motoristas. Segundo a administração municipal, o objetivo é antecipar informações sobre as interdições nas vias.
De acordo com a prefeitura, o aplicativo já exibia informações dinâmicas em tempo real sobre condições de obras, rotas alternativas, possíveis alagamentos e mensagens educativas. Agora, os motoristas poderão visualizar versões digitais de Painéis de Mensagens Variáveis (placas PMV) com maior antecedência em relação às placas físicas nos pontos de bloqueio.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O diretor de operações da CET-Santos, Murilo Barletta, explicou que a ideia é levar as informações sobre o trânsito com mais agilidade. "Antes mesmo do motorista se aproximar da placa física. Assim, minimizamos possíveis congestionamentos e poupamos o tempo do motorista, permitindo que ele se organize em relação a melhor rota”, disse ele, em nota publicada pela prefeitura.
De acordo com a administração municipal, atualmente cerca de 140 mil santistas têm o Waze instalado em seus smartphones. O número, porém, ainda ainda não representa o total de usuários ativos, como ressaltou Barletta.
"Muitos baixam o app, mas não têm o hábito de utilizá-lo. O Waze é atualizado periodicamente pela CET, mas hoje o desafio tem sido mostrar ao santista o quanto a tecnologia pode ser uma aliada para que, antes de sair de casa, consulte o Waze sobre a melhor rota a seguir", acrescentou ele, em nota.
Veja também: como prevenir acidentes nas estradas
Como prevenir acidentes nas estradas?
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos