Ex-secretário-adjunto de Transportes do DF é preso
17/05/2025
(Foto: Reprodução) Júlio Luís Urnau foi condenado por envolvimento em esquema de cobrança de propina na Secretaria de Transportes entre 2008 e 2009. G1 tenta contato com defesa do preso. Fachada da 5ª DP
Fred Ferreira/TV Globo
O ex-secretário-adjunto de Transporte do Distrito Federal Júlio Luís Urnau foi preso nesta sexta-feira (16). A prisão foi feita pela Polícia Militar do DF e de Goiás em uma quadra na Asa Norte. Ele foi encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Ele foi condenado a 20 anos de prisão por envolvimento em um esquema de cobrança de propina na Secretaria de Transportes entre 2008 e 2009 (veja detalhes abaixo). Júlio Urnau estava foragido desde agosto do ano passado, quando foi expedido o mandado de prisão contra ele.
O g1 entrou em contato com a Defensoria Pública do DF, que representa Júlio Urnau, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Relembre o caso
O processo foi resultado da operação Regin, deflagrada em 2011, que investigou licitações realizadas na gestão de Alberto Fraga (DEM), então secretário de Transportes no governo de José Roberto Arruda.
A investigação apurou ilegalidades envolvendo um esquema de cobrança de propina por integrantes da Secretaria de Transportes durante a gestão do ex-governador José Roberto Arruda.
A apuração indicou que os envolvidos exigiam vantagem financeira indevida de representantes de cooperativas de transporte para garantir a assinatura de contratos, a execução dos serviços e a alteração de itinerários.
O MP apontou que os envolvidos demandaram e receberam dinheiro dos representantes das empresas para assinar os contratos ou assumir linhas rentáveis. O objeto do esquema era um lote de micro-ônibus licitados em 2007.
LEIA TAMBÉM:
GASTOS: conheça o robô que vigia os gestores públicos do DF
8 DE JANEIRO: PGR desiste de ouvir governador Ibaneis Rocha como testemunha
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.