Carlo Acutis será canonizado no domingo; primeiro milagre ocorreu no Brasil
Fiéis se mobilizam na véspera da canonização do primeiro santo millennial
Milhares de fiéis lotaram igrejas de duas cidades brasileiras, na véspera da canonização do primeiro santo da geração millennial. Um dos milagres atribuídos a ele aconteceu em Mato Grosso do Sul.
Uma família devota de Carlo Acutis. A Pietra nasceu em 2011, quando a primeira relíquia do beato chegou a Campo Grande.
"Ele gostava muito de informática, esportes, então ele é um grande exemplo para nós jovens, principalmente", diz Pietra Martins Gomes.
Nascido na Inglaterra e criado na Itália, Acutis ficou conhecido por unir fé e tecnologia. Criou até um site para documentar milagres, pouco antes de morrer de leucemia, em 2006, aos 15 anos.
A habilidade com a internet foi exaltada pelo Vaticano, numa publicação que reconhece Carlo como "exemplo de santidade universal” e até mesmo um “gênio da informática”.
O primeiro milagre de Carlo Acutis reconhecido pelo Vaticano ocorreu em uma capela de Campo Grande (MS), em 2013. Uma criança de três anos foi curada de uma doença no sistema digestivo ao tocar em um pedaço de roupa de Carlo Acutis.
Esta semana outra relíquia foi enviada de Roma para a capital de Mato Grosso do Sul. Um agasalho doado pela mãe de Acutis está exposto na paróquia.
Milhares de fiéis se reuniram em celebrações diárias na Capela do Milagre, na expectativa pela canonização. O Eduardo veio do Ceará para acompanhar.
"Cheguei ontem à noite e estou muito feliz, deslumbrado com tudo que estou vendo", diz Eduardo Vasconcelos.
Em uma paróquia de São Paulo, o dia foi de celebração. O lugar antes era conhecido como Capela de São Francisco, mas, a partir do próximo domingo (7), vai ganhar um novo nome: Paróquia de São Carlo Acutis.
A mudança veio depois que o bispo da paróquia ganhou, do bispo de Milão, na Itália, uma relíquia. Um pequeno pedaço de pele do jovem beato.
Um grupo de jovens se conheceu pela internet. A devoção por Carlo Acutis foi o que os uniu. Agora estão juntos em Roma para acompanhar a canonização que será realizada no próximo domingo, pelo Papa Leão XIV.
"O Carlo foi uma pessoa normal, que viveu sua vida normal, cotidiano de jovem. E eu acho que isso é o que mais aproxima os jovens do Carlo, o que mais aproxima os jovens de Deus, que é que você não precisa viver experiências extraordinárias para viver perto de Deus e ter uma comunhão perfeita e plena com Deus", afirma Júlio Henrique Barreto Moraes, cantor e músico.
Animados, já conseguiram entregar uma bandeira do Brasil com símbolo do grupo para o Papa.
"A gente fez toda aquela algazarra, que o brasileiro faz, né, pra gente conseguir chamar a atenção. E pela graça de Deus a gente conseguiu entregar a bandeira pra ele", revela Mauro Henrique da Silva Caetano, fotógrafo.FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/09/06/carlo-acutis-sera-canonizado-no-domingo-primeiro-milagre-ocorreu-no-brasil.ghtml